Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Aleitamento materno - Uma conexão de amor e afeto entre mãe e bebê

Aleitamento materno - Uma conexão de amor e afeto entre mãe e bebê

08/08/2023 |

Sabemos que o leite materno é um alimento completo para o bebê, pois contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas adequadas. A maioria dos bebês deve ser alimentados em seio materno exclusivamente até os seis meses. Neste mês do Aleitamento Materno no Brasil, queremos refletir sobre um dos maiores benefícios desse ato: o vínculo de amor e afeto entre a mãe e bebê.

A amamentação é uma das primeiras atividades do cotidiano do bebê após o nascimento, em que precisará ser cuidado e alimentado. É nesse momento que acontecem as primeiras interações com a criança, após a sua saída do útero, portanto a amamentação pode e deve ser prazeroso para ambos. A mãe vai olhar para o bebê, tocar nele, sorrir, conversar e, assim, fazer uma conexão com a criança. Neste instante se consagra o amor e carinho entre a mãe e a criança. É nesta ocasião também que a mãe estimula a comunicação do bebê, pois ele a escuta desde a barriga. Por meio de trocas, conversar e brincadeiras é que a criança vai aprender a falar e se comunicar no futuro.

Além desse vínculo psicológico com a mãe, que proporcionará ao bebê mais segurança, a amamentação pode ter um efeito protetor também sobre a saúde mental materna. Ela promove condições hormonais e psicológicas que podem agir como preventivos à depressão pós-parto. Pode-se dizer que a amamentação tem base em dois pilares, o do afeto e da informação. Por isso, o apoio dos familiares e dos profissionais são fundamentais para que a mãe possa desempenhar esse papel com tranquilidade.

Apesar de poucas pesquisas sobre esse aspecto do aleitamento materno, tem sido constatada a grande influência da amamentação no desenvolvimento emocional dos bebês. Sem dúvidas, os efeitos psicológicos são positivos para a criança, principalmente pela intensa e rica interação que esse momento propicia. Isso porque esta interação traz maior satisfação do que quando o bebê é amamentado com mamadeira. Além disso, o desenvolvimento da sensibilidade materna é ainda maior, passando a reconhecer, interpretar e responder melhor aos sinais da criança. Com isso há uma maior probabilidade da criança desenvolver um apego seguro à mãe e o resultado disso, na vida adulta, são pessoas emocionalmente positivas, menos agressivas, mais autoconfiantes, sociáveis e cooperativas.


Outros benefícios
Para saúde física da mãe: previne contra o câncer de mama, de útero e ovários; diminui as chances de doenças como hipertensão e obesidade; diminui as chances de depressão pós-parto.

Para a saúde da criança: considerado o alimento mais completo em nutrientes, o leite materno sozinho é responsável pela hidratação do bebê, ganho de peso e anticorpos.



Fontes: Ministério da Saúde / Periódicos Eletrônicos de Psicologias (Pepsico)

Compartilhe com os amigos!


Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar