Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Alergias respiratórias são mais comuns na primavera

Alergias respiratórias são mais comuns na primavera

12/09/2022 |

A estação das flores é também o período em que as alergias respiratórias se tornam mais recorrentes. O aumento da polinização das gramíneas e árvores, a elevação na temperatura, a baixa umidade relativa do ar somadas à poluição elevam o surgimento de alergias. No entanto, é possível ter qualidade de vida em todas as estações do ano mesmo quem é alérgico. As medidas de higiene do lar são as mais importantes. Alguns cuidados ajudam muito, como: limpar a casa somente com pano úmido, manter os ambientes arejados, pois a circulação do ar ajuda a evitar o acúmulo de impurezas.

Também recomenda-se aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, pois ajuda a hidratar a garganta e evitar crises alérgicas. Além disso, mantenha o nariz hidratado com a utilização de soro fisiológico. Outra dica é manter o nível de umidade do ar acima de 50%. Caso você não possua umidificador em casa, pode colocar baldes e bacias com água no ambiente nos dias mais secos.

Embora essas medidas preventivas sejam eficazes, há situações em que é preciso ir ao médico para que elas não se tornem mais graves.  A alergia pode se tornar algo grave e ter complicações, como a rinite, que é uma inflamação e pode virar uma sinusite que já é infecção. A asma também pode ocorrer na primavera e a conjuntivite não deixa de ser um caso grave, sendo uma das doenças mais comuns, que leva a necessidade de se ausentar do trabalho.
 
 
 
Conheça as principais alergias
 

Rinite alérgica – Inflamação da mucosa nasal, que se manifesta por nariz entupido ou pingar, comichão nasal e espirros. Quando esta inflamação é recorrente ou sazonal, o mais provável é que seja uma rinite alérgica.
 
Conjuntivite alérgica – Sintomas oculares como comichão, vermelhidão, lacrimejar ou sensação de corpo estranho nos olhos. Mais da metade das pessoas com rinite também tem conjuntivite alérgica.
 
Asma – Quem tem asma poderá estar mais sensível na altura da primavera. A doença se manifesta por tosse, falta de ar, cansaço ou sensação de peso no peito. A asma pode aparecer pela primeira vez em qualquer idade.
 
Dermatite – A dermatite atópica pode agravar durante a primavera devido à exposição aos alergénios e manifesta-se por comichão, pele vermelha, escamações e seca. Existe também a possibilidade de urticária, que se revela através de coceira e episódios de inchaço.
 
 

 
Fontes: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Compartilhe com os amigos!


Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar