Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Câncer de mama - chances de cura são grandes com diagnóstico precoce

Câncer de mama - chances de cura são grandes com diagnóstico precoce

10/10/2022 |

Milhares de pessoas no mundo são afetadas pelo câncer de mama. A boa notícia é que com o diagnóstico precoce do câncer as chances de cura são de até 95% e a redução do risco de desenvolver a doença pode ser de até 28%, isso a partir da adoção de alguns hábitos.  São esses  os principais fatores para diminuir a mortalidade por câncer.  Segundo a  Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) o câncer de mama é um dos três tipos de maior incidência, junto com o de pulmão e o colorretal, que incide sobre as mulheres. 

Nesta luta, as mulheres precisam conhecer seu corpo e suas mamas. Para tanto, é preciso que estejam atentas a qualquer alteração e procurarem um médico caso identifiquem algo suspeito.  Além disso, devem realizar os exames de mamografia periodicamente. De acordo com os números do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a mortalidade da doença diminui em cerca de 20% nas mulheres entre 50 e 69 anos que realizam o exame a cada dois anos. O exame clínico, também é importante. O médico identifica alterações nas mamas e indica o exame mais específico, como a mamografia. Além disso, a própria mulher deve ficar de olho em possíveis alterações da mama, realizando sempre o auto-exame. O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela própria mulher é um caroço no seio, que pode ser acompanhado ou não de dor. Também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço,  mas nem todo caroço é um câncer de mama, por isso a necessidade de  consultar um profissional de saúde.

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, busca compartilhar essas informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero. A ideia é  conscientizar sobre as doenças, proporcionando o acesso aos serviços de diagnóstico para redução da mortalidade. 
 

Para a redução do risco:

- Praticar atividade física regularmente;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Não fumar;
- Ter o peso corporal adequado;
- Não ingerir bebidas alcoólicas;
- Evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses. 
 

Para o diagnóstico precoce:

Autoexame
O exame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios. Ele ajuda no conhecimento do próprio corpo e não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional. Caso observe alguma alteração é preciso procurar imediatamente o serviço de saúde. Porém, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano pelo médico. 

Mamografia
É um exame de raio-X da mama que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. Deve ser feito uma vez por ano a partir dos 35 anos.
 
 
 
 
Fonte:
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Compartilhe com os amigos!


Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar