Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil têm glaucoma

Cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil têm glaucoma

26/05/2023 |

Você sabia que glaucoma é uma das três principais causas da cegueira no Brasil? Essa doença do nervo óptico é causada, na grande maioria dos casos, pelo aumento da pressão intraocular e leva à perda de campo visual: irreversível e pode causar cegueira. A doença age de maneira progressiva, silenciosa, porém pode ser controlada ao ser diagnosticada precocemente e tratada de maneira correta.

No dia 26 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença, a qual é considerada “silenciosa”.

Fatores de riscos
O principal fator de risco é o histórico familiar, por ser uma doença genética hereditária. Outros fatores de risco importantes são as doenças como hipertensão arterial, o diabete e a miopia. O glaucoma também tem maior probabilidade de acometer a população negra.

Diagnóstico
O diagnóstico do glaucoma é feito por meio da medição da pressão intraocular e verificação do nervo óptico, realizado por exame de fundo de olho. Com o diagnóstico é precoce, o glaucoma pode ser controlado. Mas é fundamental que a doença seja descoberta o mais cedo possível.

Tratamento
Os colírios tratam 80% dos glaucomas, mas é preciso  usar a vida toda, todos os  dias. Existem tratamentos adicionais, como laser e cirurgia.

Prevenção
A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance.


Tipos de Glaucoma

Ângulo aberto
É o mais comum e causado por uma progressão lenta da obstrução dos canais de drenagem do olho. Isso provoca o aumento da pressão intraocular. Também pode receber o nome de primário ou crônico. No início, não apresenta sintomas, mas a compressão progressiva do nervo óptico faz com que a doença avance até se tornar irreversível se não for tratada.

Ângulo fechado
Menos comum, nesse glaucoma a pressão do olho aumenta abruptamente. Isso porque a saída de humor aquoso é bloqueada repentinamente, causando sintomas prontamente e exigindo cuidados urgentes. Os sintomas, em geral, são fortes dores de cabeça, sensação de pressão intensa nos olhos e perda repentina de visão. Caso sinta algum desses sintomas, procure atendimento médico, pois se não for tratado rapidamente pode causar a perda definitiva e irreversível da visão.

Glaucoma secundário
A maioria dos tipos de glaucoma têm fatores hereditários, mas o secundário acontece por conta de fatores externos. Um fator que pode ser determinante é uma reação adversa ao uso de medicamentos específicos. Caso o escoamento do humor vítreo seja prejudicado, aumentando a pressão intraocular continuamente, a enfermidade pode se desenvolver. Outras causas como o diabete e cirurgias oculares mal executadas pode ajudar na manifestação da doença.

Glaucoma congênito
É o menos comum de acontecer. Caso haja o aumento da pressão intraocular durante a formação do feto, a criança pode já nascer com a doença. O diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível, através do teste do olhinho. A criança tem tendência a lacrimejar mais do que o normal, apresentar fotossensibilidade e aumento do globo ocular. Em alguns casos, é possível realizar cirurgia e aumentar a qualidade da visão.


Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe com os amigos!


Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar