Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Dengue está entre as 10 ameaças à saúde global

Dengue está entre as 10 ameaças à saúde global

28/10/2022 |

Você sabia que um pequeno inseto, um mosquito, pode causar a doença que está entre as 10 ameaças da saúde pública global? Sim, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a Dengue está entre os principais problemas de saúde pública mundial. O Brasil registrou o primeiro caso em 1981, e as primeiras epidemias de Dengue em 1986, e de lá para cá a luta tem sido constante. Devido à transmissão ser feita por um mosquito ela  se espalha rapidamente. No sentido de alertar e  combater, no dia 20 de novembro, celebra-se o Dia Nacional de Combate à Dengue, promovendo a conscientização e iniciativas de prevenção. 
 

Informação e Prevenção 
É preciso entender que a Dengue é uma infecção viral transmitida pela espécie fêmea do mosquito Aedes aegypti. Uma doença infecciosa, que pode evoluir para formas graves, acometendo bebês, crianças e adultos. Existem quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

A melhor forma de prevenção contra a Dengue é eliminar o mosquito transmissor. O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d'água. 

Mas fique atento, o aedes não se reproduz apenas em água limpa. O inseto já se adaptou à poluição da água e a recipientes artificiais. Portanto, não deixe água parada em nenhum local e ajude a conscientizar as pessoas sobre a inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios. 

Assim como outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e o Zika vírus, a Dengue não possui vacina e nenhum medicamento ou tratamento específico. Geralmente, quando se iniciam os sintomas da dengue, é recomendado o uso de analgésicos para as dores e antitérmicos para a febre, além de cuidados para a reidratação corporal. Ao identificar qualquer um dos sintomas, um médico deve ser consultado.

Os sintomas ?podem ser confundidos com doenças mais comuns, como gripes e resfriados. Na dengue, a infecção pode ser assintomática, ter sintomas leves ou graves, podendo levar à morte. Em geral, o primeiro sintoma é a febre alta (39° a 40°C), acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também pode apresentar manchas vermelhas na pele.

Quanto ao tratamento não existe nada específico e, sim, medidas de controle dos sintomas. Pacientes com suspeita de dengue devem buscar orientação médica.  A detecção precoce da doença e os cuidados médicos adequados podem reduzir as taxas de letalidade da dengue grave para menos de 1%.
 

Fique alerta! 

Sintomas 
- Febre alta
- Dor atrás dos olhos
- Mancha vermelhas na pele
- Náusea e vômito
- Gânglios inchados
- Dor de cabeça severa
- Dores musculares e articulares 


Complicações para forma grave
- Forte dor abdominal
- Vômito persistente
- Aumento da frequência respiratória
- Sangramento nas gengivas
- Fadiga
- Agitação 
- Vômito com sangue 


Faça a sua parte e incentive a comunidade
- Eliminar água parada de garrafas, pratos, copos plásticos, vasos e pneus.
- Manter calhas limpas
- Manter saídas de água desobstruídas
- Tampar ralos
- Em casos de obras, estar atento a lonas, carrinhos de mão, betoneiras, lajes, tonéis e fossos de elevadores. 
 
 
 
 
 
Fontes:
Ministério da Saúde
Organização Mundial da Saúde (OMS)

 

Compartilhe com os amigos!


Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar