Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Junho Vermelho: um exercício de solidariedade

Junho Vermelho: um exercício de solidariedade

10/06/2023 |

Um gesto solidário pode mudar a vida das pessoas. A doação de sangue é um desses atos, uma única bolsa beneficia até quatro pessoas.  São apenas cinco minutos de dedicação do seu tempo que salvam vidas. Essa época do ano, outono e inverno, em que há um aumento das infecções respiratórias, é comum haver uma redução dos estoques nos bancos de sangue. Por isso, esse mês é dedicado a mobilização da sociedade para doação de sangue. A escassez de estoque se torna preocupante porque a falta de uma bolsa de sangue traz consequências muito rápidas nos pacientes.

Com isso, foi instituído, em 2015, pelo Ministério da Saúde, o Junho Vermelho, e tem contribuído para mudar a realidade desse período.


Se você está disposto a doar precisa ficar atento a alguns critérios. Saiba quais são:
 
- Idade entre 16 e 69 anos;
- Estar com boa saúde e ter dormido bem na noite anterior;
- Não estar em jejum;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos;
- Não ter sido exposto à situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não ter realizado exame de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, fibronasoscopia ou ortroscopia nos últimos 6 meses;
- Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e piercing nos últimos 6 meses;
- Não estar grávida ou em período de amamentação;
- Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
- Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- Informar o uso de medicamentos;
- Outras situações serão avaliadas na triagem clínica.


Fique atento também a periodicidade das doações. Os homens podem doar a cada dois, podendo doar até 4 vezes, no ano. Já as mulheres podem doar a cada três meses, sendo 3 vezes no período de um ano.

Se você tem algum receio, fique tranquilo. As coletas de sangue seguem medidas rígidas de segurança e critérios de prevenção à contaminação, conforme indicações do Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

E você sabe o que é feito com o sangue coletado? Primeiro passam por exames rigorosos até serem, de fato estocados nos bancos de sangue. Posteriormente, são usados em emergências e situações de urgência, além de serem usados para pacientes específicos em internações ou problemas de saúde mais sérios. 

Por fim, para saber como doar sangue, entre em contato com o hemocentro da sua cidade e tire suas dúvidas. O procedimento é simples, rápido e totalmente seguro.


Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe com os amigos!


Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar