Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Lidar bem com as emoções é determinante para saúde mental

Lidar bem com as emoções é determinante para saúde mental

14/09/2023 |

Trânsito, excesso de trabalho, de informações, falta de tempo, catástrofes, pandemia. Podemos listar uma série de eventos da vida contemporânea que contribuem para o aumento considerável das doenças mentais. No entanto, o mais importante é entender como manter uma mente saudável e tratar o assunto sem preconceitos. Para se ter uma ideia, o Brasil carrega a triste marca do país mais ansioso do mundo, afeta 18,6 milhões de brasileiros e o quinto mais depressivo, conforme a Organização Mundial de Saúde.

Todos os dias, de manhã à noite, vivenciamos sentimentos que, de alguma maneira, despertam reações que impactam em nossas vidas. Para ter saúde mental é preciso equilibrar essas emoções, estar bem consigo mesmo e com os outros, procurando aceitar e entender o que a vida nos apresenta. A maneira como lidamos com esses fatores será determinante para uma boa saúde mental. Pode ser esse o caminho para encontrar a qualidade de vida cognitiva ou emocional.


Enfrentando as adversidades
Precisamos ter em mente que, todos os dias, em casa, na família, com amigos ou no trabalho, podemos enfrentar adversidades, mas, sim, é possível superá-las. Caso contrário, ao não saber lidar com as dificuldades de uma forma positiva, geramos um desiquilíbrio emocional, o que leva a uma série de transtornos e, algumas vezes, a doenças mentais.

Por isso, olhar para a nossa saúde mental é essencial.  Em geral, as pessoas vivem um cotidiano de obrigações profissionais e pessoais, que sequer lembram de cuidar de si mesmas, de pensar em sua saúde mental. Assim, ignoram o estresse, ansiedade, exaustão mental e desgaste emocional, como se nada estivesse acontecendo dentro delas. O problema está nas consequências disso. O excesso de estresse e ansiedade se refletem na saúde física negativamente, desencadeando doenças graves e prejudicam as relações sociais.

Para ter uma ideia de como anda a sua saúde mental, reflita sobre a qualidade das suas emoções e pensamentos. Você se sente cansado, irritado, triste, desmotivado ou, até mesmo, entediado? Tem constantemente pensamentos negativos que agravam o seu mau-humor? Quando foi a última vez que sentiu emoções boas? Pense com carinho sobre a sua mental e a importância do autocuidado.


Autocuidado
O autocuidado é um conjunto de hábitos, valores e posturas que levam ao bem-estar emocional, psicológico e físico. É feito diariamente, em qualquer lugar e em qualquer instante. Por exemplo, o autocuidado está na recusa de um relacionamento, de uma situação ou uma amizade que lhe faz mal. Está na sua decisão em trabalhar durante o horário necessário, cuidar do seu lazer, das suas relações, do seu corpo, enfim da sua saúde. Em outras palavras, o autocuidado está em cada detalhe da sua vida. Com pequenas ações que tem levam ao bem-estar o impacto é positivo na saúde mental.


 

Compartilhe com os amigos!


Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar