Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Os desafios de ser mãe solo

Os desafios de ser mãe solo

05/05/2023 |

Sozinhas criam e mantêm os filhos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37,7% das famílias brasileiras têm mulheres como gestoras do lar. É uma rotina cansativa, que engloba cuidar, educar e, muitas vezes, assumir a responsabilidade financeira. Sem dúvidas, um desafio marcante, que pode gerar apreensão, mas, poderá ser transformado em força e determinação para lutar.

Entre os desafios está a própria gestação, que exige resolver uma série de coisas, desde a compra do enxoval, rotina de pré-Natal e o próprio parto. Durante a gravidez os hormônios estão a flor da pele, causando emoções diversas que levam, muitas vezes, para uma inquietude. Isso pode se agravar sem o pai ao lado, para contar. Portanto, uma rede de apoio sólida, durante a gravidez e após o nascimento do bebê, é muito importante. Ter com quem contar, conversar, explicar seus medos e anseios e para acompanhar nos exames, influência de maneira positiva no estado psicológico e leva a uma maternidade saudável.

Uma das angústias das mulheres é em relação às finanças, pois os investimentos são muitos, vão desde vestuário, alimentação e os cuidados com a saúde. A única certeza é de que essas despesas aumentam ao longo da vida. Por isso, o recomendado é iniciar estabelecendo prioridades e custos. 

Outro desafio da maternidade está em trabalhar e dividir o tempo livre entre o bebê e afazeres cotidianos. Apesar de existirem alternativas aquelas que desejam trabalhar em empregos formais, e também as que preferem empreender e viver de forma mais livre, essa é uma das dificuldades enfrentadas. Para muitas mulheres, o trabalho vai além da necessidade financeira, significa dar continuidade a uma carreira, ser independente e útil, o que deve ser respeitado. Os sentimentos podem variar, acreditando não ser uma boa mãe, não conseguir ser uma boa amiga para as crianças ou não conseguir suprir as necessidades financeiras de uma criança. Saiba que a busca sempre é pela qualidade de estar juntos e, sobretudo, pelo equilíbrio.

Por fim, um dos maiores desafios da maternidade é educar e passar valores a criança. Portanto, é preciso haver planejamento, acessar conteúdos qualificados e, claro, dedicação na criação dos pequenos. Uma opção é envolver em algumas funções as pessoas da sua rede de apoio. Entenda que muitas vezes a mãe pode se sentir cansada, exausta e isso não deve ser motivo de culpa. É preciso compreender que, independente de o pai da criança se fazer presente, ou não, isso não traz garantia de perfeição ou criação mais ou menos saudável. Cada etapa será um novo aprendizado, pois sem dúvidas, a maternidade traz desafios consideráveis. Agir com sabedoria nas adversidades pode proporcionar paz interna e aspectos psicológicos mais estruturados.

 

Compartilhe com os amigos!


Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar