Central de Atendimento 54 3511.1664  |  24 Horas  |  vendas@unimed-as.com.br

Você está em Blog > Saúde e Prevenção > Reumatismo - com diagnóstico precoce é possível ter qualidade de vida

Reumatismo - com diagnóstico precoce é possível ter qualidade de vida

14/10/2022 |

Conhecido popularmente como “dor nas juntas”, o reumatismo é um conjunto de mais de uma centena de doenças agudas ou crônicas que afetam as articulações, os músculos e os ossos,  mas também pode afetar órgãos como coração, rins, cérebro, fígado e até a pele. Um cotidiano de dor e desconforto, ocasionado por reumatismos,  é vivenciado por mais de dez milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Em virtude desse alto número e do sofrimento ocasionado pelas doenças reumáticas, no dia 30 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo. É uma data de  conscientização e informação, pois é fundamental para a descoberta precoce e para começar o tratamento logo no início do desenvolvimento da doença.

As doenças reumáticas não têm cura, porém, quando diagnosticadas e tratadas precocemente, podem ter um curso favorável. Assim, o paciente terá mais autonomia, autoestima e qualidade de vida.  Em geral, as pessoas diagnosticadas com algum tipo de reumatismo sentem dores nas articulações e inchaço em várias partes do corpo, além de outros sintomas. As principais doenças reumáticas entre brasileiros são lúpus, osteoporose, fibromialgia, artrite reumatoide, espondiloartrites, gota e osteoartrite e artroses.

O reumatismo provoca dor e diminuição da mobilidade, em especial, das articulações. O indivíduo poderá sentir a rigidez em algum membro, dores para executar tarefas simples como lavar louça, escovar os dentes, além de abaixar-se, sentar-se e levantar-se. Também poderá haver sinais como inchaço, vermelhidão e calor na área dolorida.  A evolução do reumatismo pode comprometer o sistema motor e, até mesmo, resultar na deformidade da articulação e perda do movimento. O diagnóstico rápido e correto e o tratamento adequado evitam complicações mais severas. Ele é feito com base nos sintomas,  e por meio de exames laboratoriais e de imagem, como radiografias e ressonância magnética.

O tratamento é realizado com medicação específica para cada caso. No entanto,  é importante manter uma vida ativa, fazer o controle de peso e realizar atividades físicas. O acompanhamento médico também é fundamental e pode ser feito por uma equipe multidisciplinar que envolve, além do reumatologista, profissionais de ortopedia, fisioterapia, educação física e psicologia.

Ainda não existem estudos que determinem as causas do reumatismo. A doença reumática pode se desenvolver em qualquer pessoa, independentemente de classe social, raça, sexo ou idade. No entanto, fatores hereditários, traumatismos, tabagismo, obesidade, sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão e alterações climáticas, podem causar ou agravar o quadro.  
 

Doenças reumáticas mais comuns:

Osteoartrite/artrose: doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, que na coluna são conhecidos como “bicos de papagaio”.

Fibromialgia: síndrome caracterizada por dor generalizada crônica, alterações do sono, cansaço e problemas com o humor, a concentração e a memória. 

Osteoporose: é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem frágeis e com possibilidade de quebrarem após pequenos traumas.

Gota: doença inflamatória que ocorre em indivíduos em que o ácido úrico elevado no sangue acaba se depositando nas articulações e provocando forte inflamação e dor intensa.

Tendinite: inflamação dos tendões.

Bursite: inflamação de uma bursa, uma pequena bolsa que produz líquido que lubrifica as articulações.

Febre reumática: uma doença inflamatória que pode comprometer as articulações, o coração, o cérebro e a pele de crianças e adolescentes de cinco a 15 anos.

Artrite reumatoide: doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações, podendo causar deformidades, e que tem causa ainda desconhecida.
 


Fontes: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Reumatologia

Compartilhe com os amigos!


Administração:
Rua XV de Novembro, 556, Centro
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Clínica Ambulatorial e Cirúrgica:
Rua Borges de Medeiros, 2340
Fone/Fax: (54) 3511-1664

Espaço Saúde Unimed:
Rua Cristóvão Colombo, 221
Fone/Fax: (54) 3511-1694

Vacaria/RS

 

desenvolvimento Six interfaces

x
Usamos cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.. Aceitar